quinta-feira, 18 de junho de 2015

Aprender paleontologia #1 - Dinossauros Portugueses!

Pessoal, hoje vou dar a conhecer os incríveis dinossauros portugueses! Não eram poucos, nem pequenos! Para saber mais sobre os dinossauros do pequeno país oceânico, clique em ler mais!

(Discovery Channel / Creative Diferences, todos os direitos reservados)
Imagem do episódio "The watering hole" da série Dinosaur Revolution, focado nos dinos portugueses
Desde pequeno que nutro um interesse incansável sobre dinossauros e paleontologia em geral. Portanto sei o quanto as pessoas em geral são inconscientes em relação ao assunto.
Por exemplo, as vezes que ouvi pessoas dizer que Portugal é SEM dinossauros, são incontáveis.
A verdade, verdadinha, é que Portugal é quase tão rico em fosseis de dinossauros do jurássico quanto a formação de Morrison, nos EUA. Portanto, aqui vamos!

O mais famoso: Allosaurus!!!


Quem já é um pouco familiarizado com dinossauros em geral, já ouviu falar do Alossauro: o leão do jurássico.
(BBC / Impossible Pictures, todos os direitos reservados)
O LEÃO DO JURÁSSICO!!!
como visto no documentário O Tempo dos Dinossauros (Walking with Dinosaurs)
Esse dinossauro é extremamente conhecido nos EUA, onde é conhecido como o mais terrível depois do T. rex. Possuía duas cristas características no crânio, únicas dos Alossauros. Popularmente é aceite que caçavam em grupo, apesar das evidencias para este facto serem escassas.
O Allosaurus também é o dono do esqueleto do wallpaper aqui do blogue!
(Discovery Channel / Creative Diferences, todos os direitos reservados)
Close-up da cara do Alossauro do documentário Dinosaur Revolution 
(clique para ver a imagem em alta resolução)
No documentário do Discovery Channel, Dinosaur Revolution, um dos episódios ("The watering hole") foi focado num Allosaurus português, que tinha a mandíbula partida, resultado de um ferimento na sua infância (em cima). Avancemos para o próximo!

O dinossauro do DINHEIRO (ou era até pouco tempo)


(Discovery Channel / Creative Diferences, todos os direito reservados)
Os Supersaurus de aspeto imponente, como foram mostrados em Dinosaur Revolution
Pois é, o vencedor dos nomes estranhos no mundo dos dinossauros é o "Dinheirosaurus". Verdade, existiu mesmo. Descoberto pelo o paleontólogo português Octávio Mateus, o "Dinheirosaurus lourinhanensis" era parente do Apatosaurus, de que falei no post anterior.
Foi assim chamado porque foi descoberto na Praia do Dinheiro, algures ao pé da Lourinhã. Infelizmente, uma reanalise do fóssil deste animal, revelou que pertencia a um género já existente, e passou a chamar-se Supersaurus lourinhanensis. Apesar de ter perdido o nome engraçado, Supersaurus continua a ser um nome bastante apropriado para esse titã. Por falar em titãs...

O maior dinossauro de Portugal, Lusotitan


Antes pensava-se que era uma espécie de Brachiosaurus, mas agora o titã luso, Lusotitan, tem um nome próprio. De facto, os dois são bastante semelhantes, mas as diferenças entre os dois são suficientes para os pôr em géneros diferentes (parece que os dinossauros de pescoço comprido estão destinados a saltitar de género para género).
Brachiosaurus, um parente próximo do Lusotitan português
Era grande. Mesmo muito grande. A sua cabeça ficava a uma altura de três andares, e poucos predadores se atreviam a ataca-lo. No entanto alguns caçadores super-massivos faziam-no...

O réptil volumoso, rei do Portugal Jurássico: Torvosaurus


Reconstituição do esqueleto de um Torvosaurus gruneyi, feito por mim.
Os ossos coloridos foram as peças encontradas do esqueleto, sendo que as que estão pintadas a rosa pertenceram ao lado esquerdo do animal, e as pintadas a azul pertenceram do lado direito
O maior predador que já pisou a Europa (depois desse Homo sapiens tão comum hoje em dia, claro), é Português. O seu nome pode não parecer nada demais, mas a mim, dá-me arrepios... Torvosaurus gurneyi. Já existia uma espécie norte-americana, o Torvosaurus tanneri, porem a espécie portuguesa é maior. Com 10 metros de comprimento, não era o maior dinossauro carnívoro, mas era bastante robusto (apesar de que em robustez, ninguém vence o T. rex - aquela coisa era MASSIVA), tornando-o um adversário terrível. Podia deitar um Supersaurus (ou Dinheirosaurus, se acharem mais engraçado) abaixo com uma pancada. Era mesmo um peso pesado...
(Discovery Channel / Creative Diferences, todos os direito reservados)
Cena do documentário Dinosaur Revolution, onde um Torvosaurus consegue deitar abaixo um Allosaurus adulto.
Note a diferença de tamanhos entre os dois (O Torvosaurus é o representado em marrom)
Esse monstro podia mesmo dar cabo de um Allosaurus adulto só com o seu tamanho, era assim tão grande.

Bem, sendo que aqui já é tarde, acabo aqui este post. Talvez faça um segundo post sobre dinossauros portugueses, dependendo de como este se sair. Sendo que estou aqui para responder a perguntas, deixem a vossa nos comentários abaixo, e eu dedico-lhes um post. Até lá, felicidades.

P. Fonseca

1 comentário:

  1. Daqui fala o autor do blogue, Pedro Fonseca, sintam-se à vontade para colocar perguntas!

    ResponderEliminar